NCS AWS / DIN
Corrente / Polaridade / Revestimento

Composição Química
Propriedades Mecânicas

NCS 400 T
Especial
Desenvolvimento
CC+
Básico

C Cr Ni Mo V

D        38 – 40 Rc

Características: Eletrodo à base de Cr-Mo-Ni-Si-V especial para recuperação de ferramentas de forjaria em “Aços Indeformáveis para trabalho à quente” (tipo VMO-VCO-VPCW), onde apresenta a dureza e resistência ao desgaste por impacto, atrito e compressão a quente, ideais ao serviço e durabilidade superior a dos próprios aços. Depósito ainda usinável, utiliza-se para a mais ampla gama de aplicações para ferramental à quente.

Aplicações: Matrizes e Ferramentas de Forjar em geral.

NCS 52 S
NCS 52 Mo S
Especial
Desenvolvimento
CC+
Básico

C Cr Ni Mo

D        38 – 42 Rc

Características: Eletrodo Cr-Mo-Ni-Si, desenvolvido para recuperação de ferramentas de forjaria em “Aços Indeformáveis para trabalho à quente tipo “VMO”, diretamente, sem almofada, podendo ser empregado tanto na recuperação de falhas, como para preenchimento completo da matriz e abertura de gravura na própria solda. Esta condição proporciona grande economia, evitando o rebaixamento completo da matriz bem como considerável redução no Tempo de Usinagem. Não apresenta trincas e têm resistência ao desgaste por impacto, atrito e compressão à quente, superior ao próprio Aço. Também produzido com alto teor de Mo (3% a 4%), com designação NCS 52 MoS.

Aplicações: Matrizes e Ferramentas de Forjar em geral.

NCS 54 T
DIN E 3-40 ST
CC+
Básico

C        0,15
Cr       4,0-5,0
Mo     3,0-4,0

D        38-42 Rc

Características: Eletrodo Cr-Mo especial tipo “Aço Ferramenta” para revestimentos anti-desgaste por impacto, compressão e atrito metal contra metal à quente, mantendo sua dureza e tenacidade em trabalho até 550ºC. Não apresenta tendência à trincas.

Aplicações: Ideal para Reparos ou Fabricação de Ferramentas para Trabalho à Quente em geral como Ma- trizes, Rebarbadores, Punções, Martelos de Prensas, Trevos e Alongas de Laminação, Cilindros de Laminação e Lingoteamento Continuo, Pinos de Tenazes, Roletes, Roldanas, Calhas, Guias e Caixas Acabadoras de Laminação, Matrizes, Martelos de Forja, Calibradores, Bigornas, Tenazes, Estampos, Facas, Punções e Tesouras. Em Usinas de Açúcar: Quadrado e Palito.

NCS 50 T
DIN E 3-50 ST
CC+
Básico

C         0,20-0,25
Cr        4,0-5,0
Mo      3,0-4,0

D         48-52 Rc

Características: Eletrodo Cr-Mo tipo “Aço Ferramenta” de alta dureza e tenacidade ao corte, e resistente ao desgaste por atrito, compressão e impacto metal contra metal, à frio ou à quente até 600ºC, temperatura na qual mantém a dureza. Para a recuperação de ferramentas para trabalho à quente (tipo “H13”), onde se requeira a dureza da solda, compatível ao metal base, pouca tendência a trincas.

Aplicações: Trevos e Alongas de Laminação, Cilindros de Laminação e Lingoteamento Continuo, Pinos de Tenazes, Roletes, Roldanas, Calhas, Guias e Caixas Acabadoras de Laminação, Matrizes, Estampos, Facas, Punções e Tesouras. Em Usinas de Açúcar: Rodetes e palitos.

NCS 55MoW
DIN E 3-50 STK
CC+
Básico

C        0,20-0,25
Cr       4,0-6,0
Mo     2,0-3,0
W       1,0-2,0
V        0,5-1,0

D       52-55 Rc

Características: Eletrodo tipo “Aço Ferramenta” de alta dureza, desenvolvido para recuperação de “Aço Ferramenta” em ligas tipo Cr-Mo-V-W para revestimento à frio ou à quente até ciclagem térmica de 650°C, provocada por Impacto, compressão ou atrito Metal-Metal. O depósito é ligado ao Cromo, Molibdênio e com adição de Vanádio/Tungstênio. Esta estrutura é indicada para a recuperação ou confecção de ferramentas para trabalho à frio ou à quente em geral que exige dureza compatível entre 50-55 HRc.

Aplicações: Facas de Corte à Frio e à Quente, Matrizes, Martelos de Forja, Calibradores, Bigornas, Tenazes, Rebarbadeiras, Estampos, Facas, Punções e Tesouras. Ferramentas de Repuxo, Estampos para Abaular ou Dobrar, Ferramentas para Estampar ou Perfurar Matrizes de Repuxo. Roscas de extrusão e processamento de plásticos. Rolos de Lingotamento, Rolos em geral.

NCS 83 T
DIN E 3-55 STK
CC+
Básico

Cr        8,0
Mo      3,0
V         1,0
C         0,25

D         55-60 RC

Características: Eletrodo Cr-Mo especial tipo “Aço Ferramenta” para revestimentos anti-desgaste ”à frio ou à quente”, até 550ºC, provocado por impacto, compressão ou atrito metal contra metal. Indicado para a recuperação ou confecção de ferramentas para trabalho à frio ou à quente em geral. Para fabricação de ferramentas, utiliza-se uma base de Aço Carbono ou Baixa Liga, rebaixado no setor de desgaste (aresta cortante), que será preenchida com NCS 83T. Em revestimentos acima de 8 mm, utilizar NCS 52S como almofada.

Aplicações: Facas de Corte à Frio e à Quente, Matrizes, Martelos de Forja, Calibradores, Bigornas, Tenazes, Rebarbadeiras, Estampos, Facas, Rebarbadores, Punções e Tesouras, Ferramentas de Repuxo, Estampos para Abaular ou Dobrar, Ferramentas para Estampar ou Perfurar, Matrizes de Repuxo.

NCS 973
DIN E 3-60 STK
CC+ / CA
Rutílico
Vermelho

Cr Mo W V

D 58-60 RC

Características: Eletrodo Rutílico de rica composição à base de Cr-Mo-W-V de excepcional tenacidade e máxima resistência ao desgaste provocado por impacto, atrito e compressão metal contra metal, bem como abrasão à temperaturas de até 700ºC. Seu depósito, apesar da alta dureza, não é suscetível a formação de trincas. Muito versátil, de fácil aplicações e manuseio, não apresenta porosidade, mesmo aplicado em transformador de solda (CA).

Aplicações: Ideal para Recuperação de Ferramentas de Corte à Frio, Eixos Entalhados, Roscas de Extrusão de Plástico, Facas de Corte à frio e à quente, Bobinadeiras, Cabeças de Trefila, Fieiras, Roletes e Guias de Trefilação, Ferramentas de Repuxo, Estampos para Abaular ou Dobrar, Ferramentas para Estampar ou Perfurar, Helicóides para Borracha.

NCS 952 TW
AWS E Fe6
DIN E 4-60 ST
CC+
Rutílico

Mo      9,0
Cr        5,0
W        2,0
V         1,0 + C

D         62 RC (dep.)
D         66 RC (temp.)
D         260 HB (recoz.)

Características: Eletrodo Mo-Cr-W-V tipo “Aço Rápido” de elevada dureza e tenacidade à quente ou frio, resistente ao atrito, compressão, impacto e cisalhamento. Para a recuperação ou fabricação de ferramentas de corte à frio ou a quente em geral, onde se requeira a máxima dureza e durabilidade, e inclusive ferramentas de usinagem, onde substitui o bitz. Tratável termicamente. Apesar da alta dureza, tem pouca tendência à formação de trincas, característica não encontrada na grande maioria dos similares disponíveis no mercado. Em revestimento acima de 8 mm, utilizar almofada de NCS 12.

Aplicações: Facas de Corte à Frio e à Quente, Guias e Rolos de Endireitadeira ou Descascadeira, Bobinadeira, Cabeças de Trefila, Roletes e Guias de Trefilação, Ferramentas de Repuxo, Estampos para Abaular ou Dobrar, Ferramentas para Estampar ou Perfurar, Ferramentas de Corte, Plaina, Freza, Alargadores e Brocas.