NCS AWS / DIN
Corrente / Polaridade / Revestimento

Composição Química
Propriedades Mecânicas

NCS 253 Cr
AWS E FeCr-A1 Ed 80
CC+
Rutílico

C        3,0-3,5
Cr       24,0-27,0

D        58 – 62 Rc

Características: Eletrodo rutílico de “Carbonetos de Cromo” de excelente soldabilidade e fino acabamento para revestimentos duros, sujeito à abrasão média, aliada a alto impacto. Escória auto destacável, rendimento de 180%, pouca tendência à formação de trincas. Seu depósito, se retificado, apresenta acabamento “espelhado” e inoxidável, pelo que é bastante resistente à corrosão. O acabamento dos cordões é extremamente liso, facilitando o escoamento do material abrasivo.

Aplicações: Rotores e Carcaças de Bomba, Martelos, Grelha de Moinho, Mandíbulas, Martelos e Placas de Desgaste de Britador, Cones, Mantas e Barras de Britagem, Facas Trituradoras e Socadores, Pilões de Bate Estacas, Calhas e Bicas de Minério, Escarificadores, Martelo de Pulverizador, Moinho Cônico, Estampos, Moldes, Réguas e Ferramentas de Prensagem e Extrusão de Cerâmica, Cimento e Refratários.

NCS 265 Cr
AWS E FeCr-A1 Ed 80
CC+
Básico

C        4,5-5,0
Cr       27,0-29,0

D 60 – 62 Rc

Características: Eletrodo básico de “Carbonetos de Cromo” com adição de Mn e Si, de grande resistência à abrasão, erosão severa e impactos moderados. De extrema versatilidade na prevenção ao desgaste, apresenta um excepcional rendimento de 200%, já que seu revestimento é todo fundido com a alma com total aproveitamento da escória. Muito resistente também à corrosão e temperatura, representa a alternativa primordial quando é preciso aliar bom desempenho a baixo custo.

Aplicações: Martelo pulverizador, moinhos cônicos, roscas sem fim, lâminas, gengivas, dentes, bordas cortantes, insertos, face de arrasto, carcaças de bombas, caçambas carregadeiras e escavadeiras, lâminas de “scraper”, lâminas de motoniveladoras, martelos, mantas, grelhas de moinho, anéis e rolos de moagem, facas trituradoras, helicóides, transportadores e elevadores de caneca, mandris de minérios, pás e raspadeiras de misturadores, dentes de desagregador, calhas, bicas, peneiras, separadores, curvas de tubulação, misturadores para borracha, sulcadores, marombas e transportadores de minérios.
Em Usinas de Açúcar: Garra Hidráulica, Placa de Desfibrador, Helicóide Transportador de Bagaço.

NCS 270 Cr
Especial
Desenvolvimento
CC+
Básico

C         3,0-4,5
Cr       26,0-28,0

D 60 – 62 Rc

Características: Eletrodo desenvolvido basicamente para revestimentos resistentes ao desgaste em geral. O seu revestimento especial de espessura reduzida (média) e de deposição extremamente suave, e fluidez controlada, possibilita a transferência tanto em sessões finas como espessas, podendo ser aplicado em passe simples ou até em 3 passes de solda pela facilidade de abertura e reabertura de arco e de remontar o depósito. Suas características de composição química e soldabilidade, são fundamentais para obtenção de uma soldagem de alta qualidade e que ofereça ganhos de produtividade, tanto pela durabilidade do material, bem como pela rapidez e perfeição do serviço. Aplicado em condições combinadas de média-alta abrasividade e impacto.

Aplicações: ver NCS 253 Cr

NCS 325 Cr
AWS E FeCr-A1 Ed 80
DIN E 10 – 60
CC+
Rutílico

C        4,5-5,5
Cr       28,0-32,0

D        60 – 62 Rc

Características: Eletrodo rutílico de alto teor de “Carbonetos de Cromo” de excepcional soldabilidade e ótimo acabamento para revestimentos de baixo coeficiente de atrito e extra resistente ao desgaste por abrasão ou erosão, combinado com impactos moderados. Rendimento de 180%. Seu depósito assemelha-se em acabamento e coloração ao do aço Inoxidável, e é também resistente à oxidação. Pouca tendência à formação de trincas. Os cordões de solda são extremamente lisos, facilitando o escoamento do elemento abrasivo.

Aplicações: Martelo pulverizador, moinhos cônicos, roscas sem fim, lâminas, gengivas, dentes, bordas cortantes, insertos, face de arrasto, carcaças de bombas, caçambas carregadeiras e escavadeiras, lâminas de “scraper”, lâminas de motoniveladoras, martelos, mantas, grelhas de moinho, anéis e rolos de moagem, mandíbulas, martelos e placas de desgaste do britador, cones, mantas e barras de britagem, facas trituradoras, helicóides, transportadores e elevadores de caneca, mandris de minérios, pás e raspadeiras de misturadores, dentes de desagregador, calhas, bicas, peneiras, separadores, curvas de tubulação, misturadores para borracha, sulcadores, marombas e transportadores de minérios.

NCS 355 Cr
AWS E FeCr-A1 Ed 80
DIN E 10 – 60
CC+
Básico

C         4,5-5,5
Cr        30,0-32,0

D60 – 62 Rc

Características: Eletrodo básico de máximo teor de “Carbonetos de Cromo”, em uma estrutura cristalina super fina e enriquecida com Mn e Si, ultra resistente ao desgaste por abrasão seca, úmida ou pastosa a frio ou até 600ºC. Alta dureza já no primeiro passe, apresenta rendimento de 180%, já que sua escória é totalmente fundida com o depósito, com total aproveitamento do eletrodo. Ótima e fácil soldabilidade.

Aplicações: Martelo de Pulverizador, Moinho Cônico, Rosca sem Fim, Lâminas, Gengiva, Dentes, Borda Cortante, Insertos, Face de Arrasto e Carcaça de Caçambas, de Carregadeira e Escavadeira, Lâminas de Scrapers, Moto Niveladora e Pés de Carneiro, Martelos, Mantas e Grelhas de Moinho, Anéis e Rolos de Moagem, Mandíbulas, Martelos e Placas de Desgaste de Britador, Cones, Mantas e Barra de Britagem, Facas Trituradoras, Pulverizadoras e Socadores, Ferramentas de Extração de Minérios (Mandris), Pás e Raspadeiras de Misturado- res, Helicoides Transportadores e Elevadores de Caneca, Carcaças, Placa e Rotor de Bomba de Draga, Dentes de Desagregador, Calhas, Bicas, Peneiras, Separadores, Curvas de Tubulação e Carcaça de Bomba de Areia e Lama, Carcaça e Escape de Bomba de Concreto, Placas de Desgaste e Bicos de Jato de Areia, Misturadores para Borracha e Plástico, Grades de Arado, Sulcadores, Escarificadores e Garra Hidráulica ou Empilhadeira, Marombas, Transportadores de Minérios. Em Usinas de Açúcar: Altíssimo desempenho em picotes.

NCS 455 Cr-B
Especial
Desenvolvimento
CC-/CC+

C Cr B
D 60 – 64 Rc

Características: Eletrodo “Topo de Linha” tem como principal característica, o elevado teor de Carbonetos de Cromo, muito acima dos tipos convencionais, (até 50%) valores que são obtidos pela adição de carbonetos de Cromo (Cr7C3), já combinados pelo revestimento, o que proporciona uma estrutura repleta de carbonetos combinados de Cromo e Boro de forma hexagonal e dispersos homogeneamente na matriz, proporcionando a melhor resistência ao desgaste por qualquer tipo de elemento abrasivo, em qualquer condição. Ótima soldabilidade, alto rendimento e baixíssimo volume de ilhas de escória.

Aplicações: Rosca Sem Fim, Ferramentas de Extração de Minérios (Mandris), Pás e Raspadeiras de Misturadores, Helicóides Transportadores e Elevadores de Caneca, Carcaças, Placa e Rotor de Bomba de Draga, Dentes de Desagregador, Misturadores para Borracha e Plástico, Facas de Corte para Plástico, Madeira e Papel, Raspadores, Transportadores de Minérios. Em Usinas de Açúcar: Dentes e corpo de bagaceira, pentes, taliscas, especialmente para picotes de alto desempenho, rolinhos e canelinhas de colhedoras de cana.

NCS 247CrNb
Especial
Desenvolvimento
CC-/CC+

C Cr Nb B

D 60 – 64 Rc

Características: Eletrodo revestido de estrutura formada por Carbonetos complexos de Cromo, Nióbio e Boro em matriz de elevada resistência ao desgaste por impacto e abrasão ou mesmo em ambientes de abrasão e erosão. Sua estrutura apresenta formação de micro carbonetos de Nióbio e Boro que fissuração fina de alívio de tensões de elevada dureza prolongando o desgaste pela formação de trincas. Sua dureza resiste a temperaturas até 550°C.

Aplicações: Rosca Sem Fim, Pás e Raspadeiras de Misturadores, Helicoides Transportadores e Elevadores de Caneca, Dentes de Desagregador, Misturadores para Borracha e Plástico, Madeira e Papel, Raspadores, Transportadores de Minérios. Em Usinas de Açúcar: Dentes e corpo de bagaceira, pentes, taliscas, rolinhos e canelinhas de colhedoras de cana.

NCS 405 CrTi
Especial
Desenvolvimento
CC-/CC+

C Cr Ti

D 58 – 62 Rc

Características: Eletrodo desenvolvido especialmente para resistência combinada de elevada resistência à abrasão e impacto obtido através da adição de carbonetos primários de Cromo e Titânio – ricamente dispersos na matriz de estrutura fina de- vido à formação dos micro carbonetos de Titânio. Isto confere além de superior resistência ao desgaste abrasivo por qualquer tipo de elemento, elevada resistência ao impacto. Ótima soldabilidade, alto rendimento.

Aplicações: Martelos, dentes, lâminas de Scrapers, carcaças e caçambas, placas de desgaste de britador, cones, mantas e barras de britagem, peneiras, etc.

NCS 2388 NbMo
DIN E 10UM – 65
CC+
Básico

C Cr Mo Nb W V

D 62 – 66 Rc

Características: Eletrodo Básico de estrutura complexa formada por Carbonetos extra duros de Cromo, Nióbio e Molibdênio, enriquecida com Tungstênio e Vanádio, apresenta a máxima resistência à abrasão ou erosão extremas na forma seca, molhada ou pastosa de quaisquer elementos abrasivos a frio ou até 700ºC. Máxima dureza já no primeiro passe, excepcional rendimento de 200%. Devido ao alto teor de molibdênio, tem pouca tendência à trincas e ao lascamento ou quebra.

Aplicações: Estampos, Moldes, Réguas e Ferramentas de Prensagem e Extrusão de Cerâmica, Cimento e Refratários, Rosca Sem Fim, Pás e Raspadeiras de Misturadores, Helicóides Transportadores e Elevadores de Caneca, Carcaças, Placas e Rotor de Bomba de Draga, Dentes de Desagregador, Quebradores de Sinter e Grelhas de Sinterização, Misturadores para Borracha e Plástico, Helicóides e Ferramentas de Prensa para Extrusão de Cerâmica, Borracha, Plástico ou Vegetais. Picadores, Lascadores e Descascadores para Madeira, Rotores de Exaustores, Raspadores, Transportadores de Minérios. Em Usinas de Açúcar: Martelos Desfibradores de Cana, Martelos e Facas, Suporte da Faca do Picador, Supor- te do Martelo Desfibrador, Corpo de Bagaceira.