NCS AWS / DIN
Corrente / Polaridade / Revestimento

Composição Química
Propriedades Mecânicas

NCS 9924
AWS E Ni-CI
CC– / CA
Grafítico

Ni       95% +C +Fe

R        410 N/mm²
D        180 HB

Características: Eletrodo de Níquel, topo de linha com revestimento especial com óxidos e sais diversos, apresenta excepcional soldabilidade e alto índice de deposição, ou seja, deposita mais rápido por “transferência globular” em “arco pulsante”. Estas propriedades proporcionam facilidade no controle do banho de fusão, e baixo índice de transmissão de calor à peça, de forma que seus cordões se apresentam ligeiramente côncavos, e de ótimo acabamento, tem extrema usinabilidade e são isentos de pontos duros. Os Óxidos contidos em seu revestimento especial, proporcionam excelente ligação com o metal base e seu depósito é isento de poros ou mordeduras, mesmo em ligas de Ferro Fundido de “difícil soldabilidade”, ou mesmo pela exposição à temperaturas e ou de óleo, prestando-se portanto, a soldagem de qualquer tipo de Ferro Fundido cinzento,nodular ou centrifugado. Aplicável à frio.

NCS 99 Ni
AWS E Ni-CI
CC– / CA
Grafítico

Ni       98% +C

R        410 N/mm²
D        180 HB

Características: Eletrodo de Níquel para a “soldagem à frio”, de alta resistência, isenta de porosidade, fissuras ou mor- deduras de quaisquer tipos de Ferro Fundido cinzento. É soldável com baixas amperagens, pelo que o seu depósito e zona de transição são sempre perfeitamente limáveis. Em enchimentos de orifícios ou cavidades, pode-se sobrepor vários passes sem limpeza, pois sua escória muito leve e fluída, flutuará sempre para a superfície do cordão.

NCS 85 Ni
AWS E Ni-CI
CC– / CA
Grafítico

Ni        85% +Fe +Cu

R         430 – 480 N/mm²
D         170 HB

Características: Eletrodo com alma de Níquel e adição de Fe+Cu no revestimento, o que proporciona uma excelente desoxidação do banho de fusão, ótimo rendimento e cordões de bom acabamento e isentos de defeitos mesmo em Ferro Fundido quimicamente alterado ou impregnado de óleo. Seu depósito apresenta a máxima resistência mecânica, sendo entretanto, facilmente limável. Muito versátil, presta-se bem à união de FºFº com Aço e soldagem do FºFº nodular. Aplicável “a frio”.

NCS 6023
AWS E NiFe-CI
CC+ / CA
Grafítico

Ni       60% +Mn + Si
Fe       Resto
R        500 N/mm²
A        15%
D        180 HB

Características: Eletrodo de Níquel Ferro de alma ligada (60Ni/40Fe) para soldagem a frio do Ferro Fundido cinzento, Ferro Fundido nodular, ou “solda combinada” com eletrodos de Níquel puro, para reduzir custos e aumentar a resistência mecânica em soldas de grandes proporções. Depósito de alta resistência, facilmente usinável, isento de porosidade, trincas ou mordeduras. Ideal para a soldagem de união de Ferro Fundido ao Aço Carbono, deste ao Ferro Fundido nodular ou centrifugado e falhas de fundição. De revestimento extremamente fino, excepcional soldabilidade, arco macio e muito estável, possibilita soldas de alta resistência com excelente acabamento, mesmo em ferro fundido impregnado de óleo, ou com altos teores de Enxofre e Fósforo. Muito resistente à trincas, os cordões de solda “não apresentam pontos duros”.

NCS 60 Ni
AWS E NiFe-CI
CC– / CA
Grafítico

Ni 60% +Fe

R        510 N/mm²
A        18%
D        180 HB

Características: Eletrodo de Ni/Fe com alma de Níquel para “soldagem à frio” do Ferro Fundido cinzento e sobretudo de Ferro Fundido nodular, interligação destes ao Aço Carbono ou “solda combinada” com NCS 99 Ni. Depósito de alta resistência, limável, isento de porosidade, fissuras ou mordeduras. Ideal para a soldagem do FºFº nodular centrifugado e falhas de fundição, dada sua semelhança de cor com o metal de base. Opção econômica para serviços de grande porte.

NCS 750 Ni
AWS E NiCu-B
CC– / CA
Grafítico

Ni 70% +Cu

R        400 N/mm²
A        25%
D        120HB

Características: Eletrodo de Níquel / Cobre para a soldagem à frio do Ferro Fundido cinzento. Apresenta o depósito mais macio e limável de todas as Ligas de Níquel para Ferro Fundido, bem como a melhor similaridade de cor com o metal base. Excepcional para recuperação de falhas de fundição nova, e aplicações onde se requeira a mais fácil usinabilidade.

NCS 65 NiS
AWS E NiFe-CI
CC+ / CA
Grafítico

Ni ~45% +Fe
R        500-530 N/mm²
A        18%
D        190HB

Características: Eletrodo de Níquel Ferro de excepcional rendimento (160%), proporciona um alto índice de deposição e rapidez de soldagem. Indicado para uniões ou revestimentos em Ferro Fundido cinzento e nodular, onde o tempo de execução e o custo de serviço são fundamentais. Seu depósito é limável e isento de porosidade. Muito empregado para recuperação de falhas de fundição, rolos de moenda, luvas, carcaças de bomba, válvulas e pescoço de cilindro de laminação, blocos de motores, girabrequins.

NCS 600 Ni
Especial
Desenvolvimento
CC+ / CA
Básico

Ni Mo Cr Si

D ~320 HB
(s/ FºFº)

Características: Eletrodo especial de Ni-Cr-Mo-Si particularmente desenvolvido para a realização de grandes revestimentos em peças de Ferro Fundido em geral e empregado em peças sujeitas ao desgaste, onde sua dureza e alta tenacidade proporcionam grande durabilidade aliada a um custo baixo. Sobretudo empregado para a recuperação de camisas de moenda de usinas de açúcar e estampos da indústria automobilística, bem como para almofada na aplicações de revestimentos duros sobre o Ferro Fundido. Seu depósito é ainda usinável.

NCS 100 St
AWS E St
CC+ / CA
Grafítico

Fe       Si C Mn
D         300-400HB

Características: Eletrodo com alma de Fe e revestimento especial para “amanteigamento” em Ferro Fundido de má qualidade, com alto teor de Fósforo ou Enxofre, queimado ou impregnado de óleo, antes da aplicações: do eletrodo de Níquel. Também para uniões ou revestimentos que não requeiram alta resistência ou usinabilidade. Excelente como “base” sobre Ferro Fundido para aplicações: de revestimentos superiores, tal como no revestimento de camisas de moenda em Usinas de Açúcar.

NCS 110 M
AWS E 11018-M
CC+
Básico

C         <0,10
Mn      1,30-1,80
Ni        1,25- 2,50
Cr        0,40
Mo      0,25-0,50

R          760 – 780 N/mm²
A         18 – 20%
R.I       40J / (-50ºC)

Características: Eletrodo básico de granulação fina e de altíssima resistência mecânica indicado para soldagem dos aços para concreto armado de têmpera natural laminados à frio, bem como tubos de alta pressão, reservatórios para gases liquefeitos e onde se requer temperaturas de trabalho até -40ºC. Soldável em todas as posições, apresenta excepcional soldabilidade. Soldável em todas as posições, apresenta excepcional soldabilidade.