NCS AWS / DIN
Corrente / Polaridade / Revestimento

Composição Química
Propriedades Mecânicas

NCS CUPRO 90
AWS E Cu
CC+
Criolita

Cobre

R        200-210 N/mm²
A        26-28%

Características: Eletrodo de Cobre puro, para soldagem de união ou revestimento de Cobre eletrolítico ou Cobre comercial puro. Apresenta depósitos bem desoxidados, isentos de porosidade e de fácil remoção de escória. É de ótima soldabilidade e apresenta baixo índice de salpicos. Pré-aquecer 150/200°C , soldar com CC+.

NCS 928
AWS E CuSn-C
CC+
Criolita

Cu       92 %
Sn       8 %

R         280-300 N/mm²
A         20-22%
D         90-100 HB

Características: Eletrodo de Bronze-Estanho (8% Sn) para soldagem de Bronze com composição semelhante, Bronze Fosforoso e união destes com Aço, Ferro Fundido, Cobre ou Latão. Também para revestimento sobre aço. O seu depósito proporciona baixo coeficiente de atrito, sendo bastante resistente ao desgaste por fricção metal contra metal, o que torna ideal para aplicações em mancais de moenda ou laminador, guias de prensa, pistões hidráulicos e eixos. Pré-aquecer 100/150°C, soldar com CC+.

NCS 92
AWS E CuAl-A2
CC+
Criolita

Cu       92%
Al        8%

R         410-450 N/mm²
A         20-22%
D        140 HB

Características: Eletrodo de Bronze-Alumínio (8% Al) para soldagem de Bronze com composição semelhante, e união de Bronze com Aço, Ferro Fundido ou Cobre. Muito empregado para revestimento de peças de aço, onde seu depósito de estrutura super refinada, apresenta baixo coeficiente de atrito e alta resistência ao desgaste por fricção metal contra metal, onde um componente não possa “riscar” o outro. Resistente à corrosão por ácidos e água salgada, e por isto também utilizado na Indústria Química e Naval (bombas, válvulas, hélices). Pré-aquecer 150/200°C, soldar com CC+.

NCS 13 Sial
AWS E AISi 12
CC+
Salino

Al        88%
Si        12%

R         230 N/mm²

Características: Eletrodo Alumínio-Silício extrudado, para soldagem de união ou revestimento de ligas laminadas, fundidas ou extrudadas de Alumínio em geral. O teor de Silício contido na liga proporciona ótima desoxidação e fluidez do “banho” e consequentemente, cordões de ótimo acabamento, isentos de defeitos e baixo índice de salpicos. Pré-aquecer 100°C, soldar CC+.