NCS AWS / DIN
Corrente / Polaridade / Revestimento

Composição Química
Propriedades Mecânicas

NCS 250 KMo
DIN E 1-250
CC+
Básico

Cr      Mo Si

D       225-275 HB

Características: Eletrodo Cr-Mo-Si para revestimentos de baixa dureza, facilmente usinável e de alta tenacidade, resistente ao desgaste por fricção, compressão e sobretudo para trabalho conjunto com metal de maior dureza, onde seja necessário reduzir o “coeficiente de atrito”, e concentrar o desgaste em um dos componentes. Aplicações: Cilindros, Pinos, Eixos, Engrenagens, Acoplamentos, Mancais, Buchas e Guias.

NCS 31
DIN E 1-300
CC+
Básico

Cr Mn C Si

D 275-325 HB
D 27-33 Rc

NCS 350 KMo
DIN E 1-350
CC+
Básico

Cr Mn C Si Mo

D 325-375 HB
D 33-37 Rc

Características: Eletrodos Cr-Mn-C e Cr-Mo-C para revestimentos resistentes ao desgaste por atrito e compressão metal contra metal em conjunto com abrasão e alto impacto até 500ºC. Extremamente tenazes, são utilizados também como almofada para revestimentos de maior dureza. Os depósitos com 300-350 HB são ainda usináveis e não apresentam trincas.

Aplicações: Recuperação de Partes Rodantes de Máquinas e Tratores de Esteira, Pinos de Caçambas, Rodas de Ponte Rolante e de Vagonetes, Roletes e Links, Tambores, Rodas, Roldanas e Polias, Cilindros, Pinos, Eixos e Engrenagens, Acoplamentos, Mancais, Buchas e Guias, Luvas e Trilhos, Coroas e Pinhões. Em Usinas de Açúcar: Quadrado e Palito.

NCS 42
DIN E 1-400
CC+
Básico

Cr Mn C Si

D 375-425 HB
D 38-42 Rc

Características: Eletrodo Cr-Mn-C para revestimentos de média dureza usináveis, em peças sujeitas ao impacto, atrito e com- pressão de metal contra metal em conjunto com abrasão leve. Apresentam depósitos de elevada tenacidade e resistência, isentos de trincas, poros ou quaisquer defeitos, bem como alto rendimento na soldagem.

Aplicações: Partes Rodantes, Máquinas e Tratores de Esteira, Roletes e Links, Rodas de Ponte Rolante, Tambores, Rodas, Roldanas e Polias, Cilindros, Pinos, Eixos, Engrenagens, Acoplamentos, Mancais, Buchas e Guias, Rodetes, Luvas e Trilhos, Coroas e Pinhões.

NCS 51
DIN E 1-500
CC+
Básico

Cr Mn C Si

D 475-525 HB
D 47-53 Rc

Características: Eletrodo Cr-Mn-C para revestimentos duros de alta tenacidade sem risco de trincar, lascar ou destacar para enchimentos de peças sujeitas ao desgaste por atrito, compressão, impacto e abrasão leve. Apresentam ótimo rendimento e baixo custo, o que o torna ideal para grandes revestimentos onde a rapidez e economia do processo são fundamentais.

Aplicações: Cilindros, Eixos, Anéis, Roletes. Também usado em partes rodantes, Tratores e Máquinas de Esteira, Roda Motriz, Roda Guia, Sapata. Pode ser usado também em rodetes de cana de açúcar. Não usar base com Níquel – usar NCS 80B2.

NCS 53
DIN E 1-600
CC+
Básico

Cr Mn C Si

D 575-625 HB
D 57-62 Rc

NCS 650 KMo
DIN E 6-650
CC+
Básico

Cr Mn C Si Mo

D 600-650 HB
D 58-62 Rc

Características: Eletrodos Cr-Mn-C e Cr-Mo-C para revestimentos de anti-desgaste por atrito, compressão, impacto e abrasão moderada. Muito utilizados para enchimento de grande extensão e espessura, sem risco de destacamento e como camada intermediária, para revestimentos de maior dureza e onde se requeira um revestimento duro de média resistência e muito econômico.

Aplicações: Partes Rodantes, Tratores e Máquinas de Esteira, Roda Motriz, Roda Guia, Sapata, Cilindros, Eixos e Entalhados, Rolos Transportadores, Guias de Deslizamento, Martelos de Moinhos de Calcário ou outros Minerais. Não usar base com Níquel – usar NCS 80B2.

NCS 91
DIN E 6-60
CC+
Básico

Cr       9%
Mo     0,5-1,0%
Ti        0,5%max

D        575-625 HB
D        58-62 Rc

Características: Eletrodo Cr-Si-Mo-C de alta tenacidade e grande resistência ao desgaste por impacto, atrito, compressão seve- ra e abrasão e erosão moderadas até 600ºC. Alta resistência à trincas mesmo em passes múltiplos. É também indicado para fabricação ou reparação de ferramentas e “almofada” para revestimentos de maior dureza. É o mais versátil e o tipo de maior desempenho na faixa de dureza de até 600 HB.

Aplicações: Rotores e Carcaças de Bomba, Cilindros, Eixos e Entalhados, Pinos de Caçamba, Elos de Corrente, Martelos e Grelha de Moinho, Anéis e Rolos de Moagem, Martelos e Placas de Desgaste de Britador, Cones, Mantas e Barras de Britagem, Pilões de Bate Estacas, Estampos, Moldes, Réguas e Ferramentas de Prensagem e Extrusão de Cerâmica, Cimento e Refratários, Sapatas de Freio, Guias de Deslizamento, Martelo de Moinho, Martelo de Pulverizador, Moinho Cônico, Rasgo de Chaveta, Tambores de Freio ou Guincho, Bobinadeiras, Cabeças de Trefila, Fieiras, Roletes e Guias de Trefilação. Em Usinas de Açúcar: Roda Dentada, como “Sobre Base” e “Lateral” em Rolo de Moenda.

NCS 144 Mn Ni
AWS E FeMn-A
DIN E 7 – 250 K
CC+
Básico

Mn      12,0-16,0
Ni        2,5-5,0

D         220 HB
Após trabalho
D         450 HB

Características: Eletrodo tipo 14Mn Aço Manganês / Haedfield, austenítico, beneficiado com Níquel, extra resistente ao desgaste por impacto severo, compressão e atrito, para a soldagem do Aço Manganês novo e encruado, união deste ao Aço Carbono, bem como almofada e revestimentos protetores em geral. Endurecível com trabalho a frio de 220 HB até 450 HB. Resistente à formação de trincas. Depósito de cor e propriedades idênticas ao Manganês Fundido, e portanto também muito empregado para recuperação de falhas de fundição.

Aplicações: Mandíbulas, Martelos e Placas de Desgaste de Britador, Cones, Mantas e Barras de Britagem, Trilhos, Cruzamento e Agulhas de Desvio.

NCS 14FeMN
AWS E FeMn-A
DIN E 7 – 250 K
CC+
Básico

Mn      12,00-16,0
Ni        2,5-5,0
Ti         0,5 max
Cr        0,25 max

D         220 HB
Após trabalho
D         450 HB

Características: O eletrodo NCS 14FeMn é designado para a soldagem dos Aços Manganês onde o desgaste por impacto e abrasão tem um critério maior em aspecto da dureza do abrasivo. Esta maior resistência ao desgaste se dá pelos elementos Cromo e Titânio na liga.

Aplicações: Mandíbulas, Martelos e Placas de Desgaste de Britador, Cones, Mantas e Barras de Britagem.